Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator
segunda-feira, 25 março 2024 10:00

Maria Teresa di San Giuseppe (Kierocińska)

Nasceu em 14 de junho de 1885 em Wieluń (Polônia) em uma família numerosa de proprietários de terras, de uma religiosidade profunda. Foi batizada em 21 de junho de 1885. Já no dia da primeira Comunhão, em 9 de junho de 1895 (no mesmo dia, Santa Teresa do Menino Jesus se ofereceu ao Amor Misericordioso), experimentou uma forte intimidade com Jesus Eucarístico e desejou dedicar-se completamente a Deus. Sua vocação encontrou dificuldades por parte dos pais e, sobretudo, por parte do pai. Quando jovem, conheceu as obras de Santa Teresa de Jesus, o que teve uma forte influência em sua vida espiritual. No ambiente familiar, vivia uma vida de oração profunda, sacrifício e amor ao próximo.

A partir de 1909, ficou sob a guia espiritual do Servo de Deus Padre Anselmo Gądek, OCD (1884-1969). Em 11 de maio de 1911, entrou na Terceira Ordem dos Carmelitas Descalços em Cracóvia e fez sua profissão, assumindo o nome de Teresa. Quando Padre Anselmo, como provincial da província polonesa, fundou a Congregação contemplativo-ativa das Irmãs Carmelitas do Menino Jesus em 31 de dezembro de 1921, nomeou Janina Kierocińska primeira superiora da nova Congregação. A partir de então, como Madre Teresa de São José, junto com as Irmãs da nova comunidade, começou a servir a Deus e às pessoas no bairro mais pobre de Sosnowiec. Durante a permanência de Padre Anselmo em Roma (1925-1947), Madre Teresa dirigiu por 21 anos – isto é, até a morte – a vida da Congregação de acordo com as Constituições escritas por ele e aprovadas em 1933 pelo bispo de Częstochowa.

A Serva de Deus formou as Irmãs no carisma dado pelo padre fundador e na infância espiritual. Guiou obras de apostolado e de misericórdia entre os pobres. Durante a segunda guerra mundial, mostrou uma coragem heroica. Protegia no convento as jovens destinadas à deportação na Alemanha, ajudava os soldados da Armia Krajowa, organizava a ajuda para prófugos, a cozinha para os pobres e o orfanato, dedicava-se ao ensino clandestino às crianças e à juventude. Nos tempos da ocupação alemã, arriscava a própria vida salvando os judeus; e depois da morte, em 1992, foi condecorada com a medalha dos Justos entre as Nações, atribuída pelo Instituto da Memória Nacional Yad Vashem, em Jerusalém. Após a guerra, Madre Teresa, junto com as Irmãs, interveio nas novas missões da Igreja na Polônia. As Irmãs se encarregavam da catequese nas escolas, dirigiam uma escola materna e se dedicavam ao trabalho caritativo.

O amor magnânimo que sentia por cada homem surgia da sua profunda união com Deus. Por toda a vida cultivou em si o espírito de oração e sacrifício por suas Irmãs e o seu caminho de santidade era uma confiança total em Deus e a dedicação ao próximo. Distinguia-se de modo particular pelo culto ao Menino Jesus, à santa Eucaristia, à sacratíssima Face de Jesus, a Nossa Senhora do Carmo e São José.

Morreu com fama de santidade em 12 de julho de 1946, em Sosnowiec. Atualmente, seus restos mortais jazem na igreja do Sacratíssimo Rosto de Jesus, em Sosnowiec. A Causa de beatificação de Madre Teresa de São José foi iniciada em 14 de setembro de 1983 e conduzida na diocese de Częstochowa nos anos 1983-1988.

O decreto sobre as virtudes heroicas foi promulgado pelo Papa Francisco em 3 de maio de 2013.

 

icona links http://teresakierocinska.blogspot.com/

Read 179 times Last modified on segunda-feira, 25 março 2024 10:01

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.