Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator
quarta-feira, 07 fevereiro 2018 00:00

Normas

«A honra tributada às sagradas imagens é uma ‘veneração respeitosa’, não uma adoração, que só convém a Deus. Os atos de culto não são dirigidos às imagens consideradas em si mesmas, senão enquanto servem para representar o Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto imagem não se detém nela, mas tende à realidade que representa (Catecismo da Igreja Católica, 2131-2132)

«As relíquias nos dirigem a Deus mesmo: e é ele, de fato, quem, com a força de sua graça, concede aos seres frágeis a coragem de dar testemunho seu diante do mundo. Convidando-nos a venerar os restos mortais dos mártires e dos santos, a Igreja não esquece que se trata, em última instância, de pobres ossos humanos, mas ossos que pertenciam a pessoas visitadas pela potência viva de Deus. As relíquias dos santos são sinais dessa presença invisível, porém real, que ilumina as trevas do mundo, manifestando o Reino dos céus que está dentro de nós(Bento XVI, Discurso aos jovens na Jornada Mundial da Juventude – Colônia, 18 de agosto de 2005)

pdf Le Reliquie nella Chiesa Autenticità e Conservazione (150 KB)

A Postulação Geral tem a missão de custódia e distribuição das relíquias dos beatos e santos pertencentes à Ordem. Para solicitar as relíquias, devem-se levar em conta as seguintes normas:

  1. Cabe à Postulação Geral avaliar os pedidos que chegam e conceder as relíquias, acompanhadas de um certificado de autenticidade, marcado com o selo da mesma Postulação.
  2. São aceitos, normalmente, apenas os pedidos emanados de párocos ou superiores de comunidades religiosas. Deve-se sempre especificar que o pedido das relíquias é para a veneração pública dos fiéis; indique-se com clareza o lugar da igreja ou capela pública onde será colocada a relíquia para a veneração dos fiéis.
  3. Pedidos de leigos (inclusive seminaristas) só devem ser levados em consideração para casos excepcionais. Não se consideram as solicitações de colecionadores de relíquias. Só se concede uma relíquia de um santo ou beato específico.
  4. Os pedidos são aceitos para lugares onde já exista um culto ou onde se queira aumentar a devoção (por exemplo, através de um programa formativo de catequese; por ocasião da exposição de uma nova imagem do santo ou beato, de uma peregrinação etc.).

Para a consagração de altares, podem-se fazer pedidos de relíquias “insignes”, que a Postulação considerará caso por caso. O pedido deverá ser sempre acompanhado pelo nihil obstat do Ordinário do lugar, especificando para qual igreja se faz o referido pedido.


A) Para pedir relíquias, compilar o módulo disponivel neste link.

B) A relíquia, no caso do pedido ser aceite, será enviada ou entregue pessoalmente, somente depois da recepção do original da carta do Bispo da parte do Ofício da Postulação Geral.
A direcção é a seguinte:

Postulação Geral OCD, Corso d'Italia 38, 00198 Roma.

Read 15007 times Last modified on quinta-feira, 15 março 2018 16:14
More in this category: « Devoção Pedido de relíquia »

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.