Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator
segunda-feira, 25 março 2024 09:35

Elisabetta della Beata Vergine Maria

Isabel da Bem-aventurada Virgem Maria

Nasceu em outubro de 1831. Era a mais velha de oito irmãos de uma família rica e religiosa de Vypussery de Ochanthuruth.

Aos 16 anos de idade, Eliswa – cujo nome é uma versão malaiala do nome Isabel (ou Elisabeth) – casou-se com Vareed Vakayil, um velho homem de negócios de Koonammavu, perto de Varapuzha. A família Vakayil, que tradicionalmente se ocupava de gengibre seco (chukku) e outros bens, tinha poderes administrativos sobres grandes áreas de terra em Koonammavu.

À morte do marido, como era costume naquele tempo, Eliswa, viúva e rica, deveria contrair novas núpcias. Recusou todas as propostas e gastou seu tempo na oração e no cuidado aos pobres, vivendo em uma simples cabana com teto de palha, construída nas proximidades da casa de Vakayil, em Koonammavu.

Em 1862, Eliswa confessou ao pároco – um jovem italiano, chamado Padre Leopoldo – seu desejo de servir a Deus. Em 1866, as primeiras religiosas de Kerala formaram a Congregação das Carmelitas Teresianas (CTC), sob a sigla TOCD. O primeiro convento era uma simples casa de bambu em Koonammavu, em terras outrora administradas por Vareed Vakayil. Sob a direção de Madre Eliswa, a Congregação tinha a missão de ensinar as moças que não dispunham de nenhum meio para conseguir uma instrução adequada. A escola de São José, em Koonammavu, foi fundada em 1868 como a primeira escola para moças em Malabar. A missão de vida de Madre Eliswa era educar moças.

Quando se transferiu a Varapuzha, após a separação dos ritos latinos e sírios da Igreja, foi instituída a Escola de São José para moças, em Varapuzha.

O inquérito diocesano sobre “vida, virtudes e fama de santidade” foi encerrado em 5 de novembro de 2014. Em 7 de abril de 2017, foi concedido o decreto de validade.

Read 251 times Last modified on quinta-feira, 30 maio 2024 07:04

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.