Nasceu em 16 de maio de 1559 em Calatayud (Espanha), filho de Miguel de Ruzola, notário, e Jerônima López.
Recebeu o hábito dos carmelitas em Zaragoza em 24 de maio de 1572 e foi ordenado sacerdote em 1584. A província carmelita de Aragón passara com resultados substancialmente positivos pela fase tridentina de renovação promovida pelo Geral Nicolas Audet, como também tinha reagido de modo construtivo às diversas tentativas de reforma que se seguiram ao Concílio de Trento. Durante a permanência na cidade de Valencia (1581?-1589), Domingos enriqueceu sua experiência em contato com os frutos da reforma geral da Igreja, que estavam crescendo na Península Ibérica. Sua estadia coincidiu com uma parte do longo governo do bispo Juan de Ribera, conhecido pela obra de renovação que operou na diocese de Valencia.
Em 1589 pediu para ser recebido entre os carmelitas descalços e, repetido o noviciado, professou segundo a regra “primitiva” em 22 de novembro de 1590. Após uma passagem por diversos conventos da Espanha, transferiu-se à Itália em 1604 a convite do Comissário Geral, Padre Pedro da Mãe de Deus. Pelo resto de sua vida, permaneceu incardinado à Congregação dos Carmelitas Descalços da Itália.
Superior e fundador de vários conventos, foi conselheiro geral diversas vezes e Prepósito geral no triênio 1617-1620.
Enviado pelo Papa à Alemanha, a pedido de Maximiliano da Baviera, desempenhou um papel importante na defesa da fé católica. Tanto o imperador quanto o Papa reconheceram a ajuda decisiva que ele prestou na batalha da Montanha Branca, às portas de Praga, em 8 de novembro de 1620. Fundou os conventos de Viena e Praga. Fez missões na França e em Flandres, acompanhado por uma fama sempre mais crescente de santidade e milagres.
Colaborou na fundação da Propaganda Fide, ocupando-se, por encargo do Romano Pontífice, de proporcionar os subsídios necessários.
Durante uma nova missão na corte do imperador, morreu santamente em Viena no dia 16 de fevereiro de 1630.
Atualmente está em curso o estudo da Positio sobre as virtudes heroicas na Congregação das Causas dos Santos.