Henrique de Ossó y Cervelló
Sacerdote catalão, nascido em Vinebre (diocese de Tortosa, província de Tarragona) em 16 de outubro de 1840, revelou-se “catequista genial” desde os anos do seminário.
Promoveu em toda a Espanha a devoção a Santa Teresa d’Ávila, fundando a Arquiconfraria Teresiana. Publicou diversos livros de piedade e pedagogia que logo se tornaram célebres, entre os quais “Os quinze minutos da oração” e o “Guia prático do catequista”.
Além disso, foi o fundador da revista Santa Teresa de Jesús, periódico que se difundiu rapidamente, não só na Espanha, mas também na Europa e América. Em Tarragona, na Catalunha, fundou a Companhia de Santa Teresa de Jesus, congregação religiosa feminina dedicada à oração e à educação, hoje espalhada em toda a Espanha, em Portugal, Itália, França, nas Américas e em alguns lugares da África e da Ásia. Morreu no convento franciscano do Espírito Santo, em Gilet (Valencia), em 1896.
A cerimônia da beatificação ocorreu em 14 de outubro de 1979. A solene cerimônia da canonização, em 16 de junho de 1993.